Existem inúmeras maneiras possíveis de aumentar o valor do benefício pago pelo INSS. Entretanto hoje vou abordar 3 maneiras mais comuns e fáceis para que isso ocorra.
Primeira Maneira – Trabalho Rural
No passado não muito distante, era muito comum começar a trabalhar muito cedo e nessa época quanto maior a família mais fácil era conseguir um trabalho rural.
Se você trabalhou na roça com sua família ou como boia-fria você pode usar esse período de trabalho na contagem de tempo de contribuição do INSS. E em muitos casos não é sequer necessário contribuir pelo referido período.
Para isso é necessário que você comprove através de provas testemunhais e documentais que trabalhava na lavoura.
Segunda Maneira – Trabalho sem Registro
Outra maneira muito comum de aumentar o valor do benefício é utilizar aquele tempo que você trabalhou sem registro, pois era do empregador a obrigação de ter realizado a anotação na Carteira de Trabalho e de ter contribuído para o INSS.
Assim o trabalhador não pode ser prejudicado, ou seja, se houve o cumprimento de todos os requisitos de vínculo empregatício é possível o reconhecimento desse período para aumentar o valor do benefício.
E o mais importante, você não precisa pagar pelo período não registrado, pois nesse caso a responsabilidade pelo pagamento era da empresa.
Para isso é necessário que você consiga comprovar através de provas testemunhais e documentais que trabalhou na empresa sem o devido registro.
Terceira Maneira – Trabalho exercido em condição prejudicial à saúde
Por fim e não menos importante, o trabalho exercido em condição prejudicial à saúde em atividade insalubre, perigosa ou penosa (tempo especial) pode ser convertido em tempo comum.
O reconhecimento do tempo especial aumenta o tempo de contribuição e consequentemente aumenta o valor do benefício, pois quanto maior for o tempo de contribuição menor será o prejuízo causado pelo fator previdenciário.
Além das atividades insalubres, algumas atividades perigosas ou penosas , tais como a de vigilante e frentista, também podem ser convertidas em tempo comum.
Para ter direito a contar de forma diferenciada o tempo em que trabalhou exposto a agentes insalubres, perigosos ou penosos é necessário apresentar os formulários exigidos por Lei para comprovar essa exposição.
Quem pode beneficiar com essas opções?
Aposentados
Caso você tenha aposentado e tenha trabalhado em alguma dessas situações e não requereu o reconhecimento de algum desses períodos quando solicitou a aposentadoria, não se preocupe, pois é possível pedir o reconhecimento desse período mesmo depois de aposentado.
Não Aposentados
Caso você ainda não se aposentou preste atenção nessas dicas e guarde as provas que agora são mais fáceis de serem obtidas. Aproveite e já consulte seu CNIS através do portal do meu INSS e verifique se está faltando algum registro.
Planejar desde agora vai lhe garantir um melhor benefício.
Se sempre vale a máxima : Não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje.
Procure um advogado de sua confiança e verifique se tais possibilidades podem ser aplicadas a você.