Diferentemente do que ocorria no passado, o INSS vem passando por transformações tecnológicas que permitem o trabalho com menos erros. Em que pese essa transformação ainda não seja a adequada, mas ela existe.
Para concessão dos benefícios se faz necessário incluir informações que ainda não existam no sistema, ou ainda, corrigir informações constantes no sistema. Nesse caminho ocorrem erros dos mais variados no cálculo do benefício, tais como de digitação, ausência de tempo de contribuição, cálculos matemáticos, etc.
Um dos erros que podem ser cometidos pelo INSS, é quando o sistema não identifica que o trabalhador tem duas ou mais inscrições deixando de somar todos os salários do trabalhador o que acaba por reduzir o valor do benefício.
Ainda, pode o INSS contar tempo a menor quando da apuração do tempo de contribuição, ou pode não considerar algum período de contribuição.
Para evitar que você tenha prejuízos se faz necessário ficar atento aos detalhes:
Uma simples análise pode apontar o erro no cálculo que lhe vem causando prejuízo, assim se você adotar esses passos já conseguirá evitar prejuízos.
Ainda, você pode consultar um advogado de sua confiança, pois além dessas possibilidades que já apontei, ele poderá analisar outras possibilidades e outros erros cometidos pelo INSS.