Normalmente o valor do benefício não altera de mês para mês, salvo realização de empréstimo consignado ou pagamento de décimo terceiro pelo INSS, contudo para você consultar o valor do seu benefício no mês, basta acessar o Portal do Meu INSS.
Acesse www.meu.inss.gov.br e clique em “Entrar”.
Em seguida, abrirá uma janela. Caso o segurado já tenha sido cadastrado, basta inserir seu CPF e senha. Caso seja seu primeiro acesso, deverá clicar em “Crie sua conta”.
Se for necessário criar sua senha para o primeiro acesso serão solicitados os dados pessoais do segurado, tais como: nome completo, data de nascimento, nome da mãe.
Após preenchidos os dados pessoais, serão feitas perguntas padrões relacionadas ao histórico previdenciário do segurado, tais como: nome de alguma empresa que já trabalhou, quando foi sua última contribuição, se já recebeu benefício previdenciário, qual o valor da última contribuição que fez para o INSS
Por isto é fundamental que você tenha em mãos todas as carteiras de trabalho para responder corretamente às perguntas. Após o preenchimento do questionário corretamente, o sistema irá fornecer uma “Senha Inicial”, que servirá para fazer o primeiro login no sistema. Feito o primeiro login, deverá ser criada a senha definitiva.
Após inserir CPF e SENHA você irá acessar o sistema e então escolherá a opção “Extrato de Pagamento”, depois basta emitir o documento.
Selecione o mês desejado e emita o documento:
Você também pode fazer isso pelo celular, basta baixar o aplicativo do Meu INSS no seu celular. É necessário seguir os mesmos passados já indicados acima.