A resposta é não
Caso você entenda que a aposentadoria não seja a esperada, poderá optar por não aceitar. Para isso basta que não receba o benefício, assim automaticamente o benefício será cancelado e isso não impedirá que você faça um novo pedido no futuro.
Entretanto, caso você receba o benefício não será mais possível cancelá-lo.
Você também pode cancelar o benefício através do site www.meu.inss.gov.br ou aplicativo MEU INSS, para isso deve seguir os seguintes passos:
Então antes de receber o benefício, preste muita atenção se o valor está correto e de acordo com o que esperava, e pense se não seria caso de esperar um pouco mais.
A resposta é não
Uma vez que você recebe o benefício, não conseguirá mais cancelar.
Entretanto o que você pode fazer é ingressar com um pedido de revisão. E caso você não saiba identificar se é possível fazer a revisão do seu benefício, tendo em vista as inúmeras opções de revisões, oriento você a procurar um advogado especialista de sua confiança para te ajudar com isso.
Vale lembrar que no caso de tese de Desaposentação, quando a pessoa aposentada continuava trabalhando e solicita o cancelamento e em consequência uma nova aposentadoria. Essa tese de desaposentação já foi julgada nos Tribunais Superiores e foi estabelecido que não é possível desaposentar.
Caso você não saiba identificar se é possível fazer a revisão do seu benefício, tendo em vista as inúmeras opções de revisões, oriento você a procurar um advogado especialista de sua confiança para te ajudar com isso.
A resposta é Sim
A razão e que as contribuições realizadas ao INSS não são obrigatoriamente revertidas a você, ou seja, o valor de sua contribuição é para alimentar o sistema e garantir a existência de recursos para o pagamento de benefícios aos segurados.
A Previdência Social adota o princípio da Solidariedade que é o compromisso pelo qual as pessoas se obrigam a contribuir independentemente se esta contribuição gerar ou não algum benefício.